sábado, 22 de agosto de 2009

Amanhecer frio com sorvete de chocolate

Nunca julgue um livro... por seus spoilers!

Tá.. não é nem de perto tão ruim quanto eu imaginei. A Stephenie se superou provando, a todos, que não é tão impossível, nem idiota, uma humana engravidar de um vampiro. Há um contexto.

Ah... só para constar, o que eu esqueci de avisar: Post com spoilers, mas se você quiser continuar lendo, não se prenda TANTO aos spoilers, é algo que só lendo o livro, você vai entender.

A história sendo dividida em 3 partes (Bella, Jake, Bella), ajuda bastante, já que seria um tédio ficar presa a mente da Bella enquanto tudo o que ela descreveria seria algumas visitas que ela estava recebendo, as dores que ela estava sentido por causa da gravidez "monstruosa" e nada além.

Como já disse, por causa dos spoilers (POR FAVOR! não coloquem spoilers no lugar de sinopses! são coisas muito diferentes!!) eu imaginava um suicídio literário a Stephenie ter escrito esse livro, e me recusava a ler. Como eu poderia saber que a Bella engravidar e ter um bebê meio vampiro e meio humano e ainda por cima o Jake tendo um imprinting com esse bebê... poderia ser algo bom? ou melhor dizendo, possível?

Há muito mais do que só esses spoilers sem sentido, é uma história que chama mais atenção por mostrar os laços afetivos do personagens. É uma história de amor, mas que envolve o sobrenatural num limite em que poucos saberiam se poderia dar certo. Também tem o lado que chega a dar medo, com "Os Volturi" e novos personagens são revelados ao longo da trama trazendo parte de sua história e ajudando a clarear os pensamentos sobre a história em si.

É um livro que eu considero separado, como ser fosse outra história. Como se não fizesse parte da trilogia (Crepúsculo-Lua Nova-Eclipse), apesar dos mesmos personagens e de citar detalhes dos outros livros.

Agora vamos a parte crítica aos brasileiros, a parte em que toca o Brasil e em particular o Rio de Janeiro. No começo se fala de ruas, abarrotadas de gente, à noite, a caminho da Marina... não entendi muito o porque disso, mas continuemos... RÁ-RÁ
"Gustavo" é um bom nome português não tão tradicional, digamos assim, já que normalmente Brasileiro se chamam Francisco ou José. Mas Stephenie deu uma escorregada ao dar tanta ênfase a tribos indígenas que ainda habitam o Rio, capital... já que não é bem assim. Ela poderia ter seguido com nomes "normais" em vez de apelar aos nomes indígenas para o resto dos brasileiros!

Bem, sobre a parte gráfica do livro, sim! tem defeito aí! A tradução deixou a desejar e muito! "Isso é qualquer coisa!" é algo que apareceu no livro pelo menos umas 2 vezes, o que não faz sentido nenhum em português, já que foi traduzida à la Google Tradutor. E exatamente igual aos outros livros, milhões de "aspas" abertas e nenhuma (ou quase) fechando. A também uns erros de gênero, como em vez de escrito ele, vem escrito ela. E os erros de digitação, como "Mina" em vez de "Minha" bem no finalzinho do livro.
Para os que ainda não aderiram completamente as novas regras do Português, pode-se perceber que o livro já aderiu a reforma, com IDEIA sem acento e todos os tremas devidamente retirados!

Só pra finalizar...
Eu tenho pena de quem vai transformar esse livro em filme (esqueci de dizer que tem muita nudez e cenas inapropriadas para menores de 18 anos? RÁ-RÁ-RÁ)...
ou melhor... Eu tenho medo de como esse filme vai ficar! E aí sim, pena de quem vai assisti-lo!

P.S.: Durante essas "férias" obrigadas, aproveitei e re-li todos os livros. E tô com muito medo de como eles vão consertar as besteiras e as omissões que eles fizeram no primeiro filme.
P.S.¹: Daqui a pouco tempo vai estreiar o "Lua Nova" e já começaram as filmagens para o "Eclipse". Fiquei com medo quando o diretor disse que ia ser mais difícil de filmar o 3° filme devido ao grande número de novos personagens (só que no livro, não há quase nada em termos de personagens novo! só nahistória que Rosalie e Jasper contam sobre seu passado, mas já omitiram a história da Alice e do Carlisle - ambas muito importantes - e a curta história de Esme no primeiro filme... o que podemos esperar dos próximos?)
P.S.²: Eu tenho medo dessas adaptações bizarras!

Nenhum comentário: