domingo, 2 de novembro de 2008

Livros ou Adaptações

Novos começos ou história a risca?
Eu ia adiar esse post de novo, mas ia acabar nunca saindo, então aí vai um crítica saudável.


Gossip Girl
Livro x Seriado

Serena boazinha? Jenny sem-peito? Romance entre a, no livro ausente, mãe da Serena, e o, no livro nem um pouco sexy e muito relaxado, pai do Dan? Chuck e Nate melhores amigos? Chucky bonito? Dan não viciado em cigarros e café? E cadê a Vanessa careca e super branca que nós amamos/odiamos? Cadê o Nate chapado? E... onde foi parar o Padrasto e o meio irmão fofo da Blair? Eric gay e mais novo do que Serena? Cadê o Eric gostosão de Brown?
Na adaptação para a TV, gossip girl passou a ser muito mais leve, sem muitas drogas e sexo. A primeira temporada foge completamente a coleção de livros, a escritora, Cecily, disse que a série de TV é uma realidade paralela a do livro, uma história com a mesma base, mas diferente.
Mas segundo, Blake Lively, que interpreta a Serena no seriado, na segunda temporada sua personagem estará mais conforme o livro. "será interessante vê-la voltar a farrear um pouco, ver quem ela realmente é" diz Blake.
+ : http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=41518682&tid=2567127623870305115&start=1
A Irmandade das Calças Jeans
Livro 1 x filme 1

Falando em Blake... Ela começou aqui, assim como a America Ferrera. O 1° filme, que foi aos cinemas e não fez tanto sucesso quanto o esperado aqui no Brasil, é bem fiel ao livro. Lógico que não completamente, mas o que podemos fazer. Principais diferenças:
O Eric é latino e não loiro.
A família Kostas (Kostos no livro) e de Lena brigam por causa deles dois, não é uma briga antiga.
Lena tem uma irmã no livro que vai com ela para Grécia.
Tiby tem 2 irmãos menores.
Bridget tem um irmã gêmeo.
Aparentemente há um clima entre Carmen e o novo irmão dela Paul.
A ordem da passagem das calças é Lena, Tiby, Carmen, Bee, Carmen, Tiby, Lena e Bee.
Carmen vai sozinha ao casamento do pai dela.
E Lena vai encontrar com Bee no México para ajudar a amiga.
Mas tirando esses detalhes é uma das únicas adaptações que eu gostei.

Livro 2,3 e 4 x filme 2

Vou falar pouco, porque ainda não li os outros livros e o filme 2 ainda não saiu ainda, mas já foi gravado (é capaz de ir direto para DVD, nem passar pelo cinema =/). O filme 2 é a adaptação dos outros 3 livros da série, é tudoo que eu sei até agora. Quando sair o filme eu vou falar mais.
Sex and the City
Livro x Seriado x Filme

Perfeito, é praticamente como deveriam ser todas as adaptações! Ao ler o começo do livro e ver os primeiros episódios do seriado, você vai reconhecer as falas, os trechos do livro, tudo...
Crepúsculo
Livro x Filme

O filme só vai chegar por aqui na semana antes do Natal, mas já pode se falar que o livro é infinitamente melhor. A escolha dos personagens é um dos primeiros erros que os fãs notaram.
Sim! O ator escolhido para ser o Edward é lindo, mas comparado aos irmãos dele ele não deveria ser, em uma das primeiras cenas do livro, Bella repara nos 5 irmãos (Jasper o mais bonito, Emmet o mais forte e Edward o não mais bonito nem mais forte. Alice que parece uma bonequinha com um andar gracioso, parece dançar em vez de andar e Rosalie a garota mais linda, loira de cabelos grandes, parece um modelo), agora pela versão do filme... é melhor nem comentar né?
E a Bella? Desculpem me, mas não tem nada a ver!
Esme a "mãe-vampira" não deveria ter um rosto em forma de coração?
Uma cena que eu tô louca pra ver é a cena da campina, ou ela vai ser muito boa ou muito ruim!
E na adaptação para a Telona muitas coisa foram mudadas, eu prefiro o livro!
+: http://www.filmes-de-terror.com/tag/taylor-lautner/
P.S.: Eu te amo
Livro x Filme


Para quem só viu o filme, ele é perfeito. Mas se você teimou em ler o livro antes (como eu fiz quando descobri que tinha um livro) é um péssima a adaptação!
Para começar a história deveria se passar na Irlanda (no filme se passa no EUA). No filme, a família de Holly se desintegrou e só sobrou a irmã (não tão maluquinha como no livro) e a mãe, que foi abandonada pelo pai (???), para quem não sabe no livro Holly tem 3 irmãos homens (um mais velho, um mais ou menos da idade dela e um mais novo) e a irmã dela (super maluca, cabelo colorido, que foi morar na austrália e lá descobriu o amor) e o pai dela é ao que parece um bom pai e ama a mãe dela.
Ainda no livro, a profissão escolhida por Holly é numa revista e no filme ela vira designer de sapatos! No filme um ultra absurdo acontece, ao viajar para Irlanda (um dos presentes que ela ganha, mas no livro como ela já está na Irlanda ela vai para Espanha) ela dorme com o ex melhor amigo de Gerry! No livro, só no final ela volta a sair com alguém (um cara que já havia chamado ela pra sair antes, no mercado). Mas a intenção foi boa, né?
Harry Potter
Livro x Filme


Nunca li o livro, tenha que admitir, mas meus amigos já...Eles disseram que as primeiras adaptações forma boas, mas daí pra frente começaram a cortar tudo (também vai querer fazer um filme de apenas 2 horas para o 5° livro, que é gigaaaante!).
Diário da Princesa
Livros x Filmes

Pode se começar dizendo que a culpa é da Disney! O primeiro filme chega perto de ser fiel ao livro, mas podemos deixar claro que a Mia é loiraa!
Já no segundo a história é completamente outra! Não tem praticamente ou realmente nada parecido com o livro. Tadinha da Meg!
Para quem não sabe, a Meg Cabot, ainda não terminou de escrever a série do Diário da Princesa, mas nem todos os livro estão disponíveis em Português (esses são os livros "meio") e os que chegaram aqui tem uma tradução horrenda feita pela Ana Ban (a.k.a. Ban.Ana), que tentou adaptar a história americana para o Brasil (exemplo: lá nos EUA, o high school - ensino médio - tem 4 anos de duração e as aulas começam no meio do ano, depois do verão deles, nosso inverno).


Não são todos, mas tá aí minha opinião.
Leiam, Vejam e Falem o que vocês acharam!
Mais sobre livros?
A Mai, que comentou aqui no outro post, é dona desse über-blog que fala de um montão de livros. =}

Um comentário:

Mai Lima disse...

vlw tai!!! so tenhu q dá uma atualizada nele =/ to sem tempo =(